Medicina do Trabalho

O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) especifica procedimentos e condutas a serem adotadas pelas empresas em função dos riscos aos quais os empregados se expõem no ambiente de trabalho. Seu objetivo é prevenir, detectar precocemente, monitorar e controlar possíveis danos à saúde do empregado.

Este programa é regulamentado pela Norma Regulamentadora NR-07 e tem como objetivo por meio de Exames Ocupacionais a promoção e preservação da saúde dos trabalhadores, diagnosticando precocemente os agravos à saúde relacionados ou não ao trabalho.

Implementar o PCMSO é importante sobretudo para cumprir a legislação em vigor. Além disso, sua empresa pode estar prevenindo possíveis conseqüências jurídicas decorrentes do aparecimento de doenças ocupacionais, como processos cíveis, criminais e previdenciários.

A SEG SUL conta com profissionais da área médica e de segurança do trabalho que oferecem um completo serviço de implantação e acompanhamento das diretrizes do PCMSO.

Realização de Exames:

  • Pré-Admissionais
  • Periódicos
  • Retorno ao Trabalho
  • Mudança de Função
  • Demissionais

Elaboração da ficha médica do funcionário:

  • Anamnese Dirigida (Questionário)
  • Exame Clínico Geral
  • Resultado dos Exames Subsidiários

Exames Complementares:

  • Análises Clínicas
  • Análises Toxicológicas
  • Exames Radiológicos

O PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) é um programa estabelecido pela Norma Regulamentadora NR-9, da Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho.

Este programa tem por objetivo, definir uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores face aos riscos existentes nos ambientes de trabalho.

Agentes de Risco

A legislação de segurança do trabalho brasileira considera como riscos ambientais: agentes físicos, químicos e biológicos. Para que sejam considerados fatores de riscos ambientais estes agentes precisam estar presentes no ambiente de trabalho em determinadas concentrações ou intensidade, e o tempo máximo de exposição do trabalhador a eles é determinado por limites pré-estabelecidos.

Agentes físicos são aqueles decorrentes de processos e equipamentos produtivos. Podem ser:

  • Ruído e vibrações;
  • Pressões anormais em relação a pressão atmosférica;
  • Temperaturas extremas ( altas e baixas);
  • Radiações ionizantes e radiações não ionizantes.

Agentes químicos são aquelas decorrentes da manipulação e processamento de matérias primas e destacam-se:

  • Poeiras e fumos;
  • Névoas e neblinas;
  • Gases e vapores.

Agentes biológicos são aqueles oriundos da manipulação, transformação e modificação de seres vivos microscópicos, dentre eles:

  • Genes;
  • Bactérias, fungos e bacilos;
  • Parasitas e protozoários;
  • Vírus e outros.

Objetivos do programa (PPRA)

O objetivo primordial e final é evitar acidentes que possam vir a causar danos à saúde do trabalhador, entretanto existem objetivos intermediários que assegurarão a consecução da meta final.

O PPRA deve estar articulado com o PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

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A espirometria é um exame que avalia a função pulmonar, sendo importante no diagnóstico e na avaliação da gravidade de possíveis doenças respiratórias.

O exame consiste em realizar manobras de inspiração e expiração, que são registradas por um aparelho, chamado espirômetro. A espirometria permite verificar se existe obstrução ao fluxo de ar, ou seja, se as vias aéreas estão anormalmente contraídas, ou se o volume dos pulmões está normal.

Este exame pode ser solicitado pelo Médico do Trabalho responsável pelo PCMSO para a complementação dos exames admissionais ou demissionais. A SEG SUL realiza este exame com o acompanhamento de Fisioterapeuta.

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A fonoaudiologia atua no campo da Medicina do Trabalho realizando exames de audiometria ocupacional.

A finalidade da audiometria ocupacional é avaliar a audição dos trabalhadores expostos ao ruído no trabalho, para detectar possíveis alterações auditivas e a partir daí adotar medidas de engenharia e administrativas, no intuito de evitar o agravamento da audição do trabalhador e suas conseqüências legais para a empresa.

A SEG SUL conta com fonoaudióloga especializada neste tipo de procedimento e dispõe de equipamentos de última geração, homologados e certificados para a realização deste tipo de exame.

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O teste de acuidade visual é um exame primário para detecção da capacidade funcional da visão. Faz parte do exame oftalmológico básico realizado na SEG SUL, e mede a capacidade da pessoa de ver nitidamente e sem esforço.

Quando detectada uma anomalia na acuidade visual o trabalhador deve realizar exame oftalmológico completo para detecção da alteração ocular presente, de modo a corrigir o problema. Na maioria das vezes o simples uso de óculos corrige as alterações, permitindo um grande benefício. Por tratar-se de solução simples, e de baixo custo, a detecção de alterações na acuidade visual tem sua importância cada vez mais reconhecida até mesmo pelos próprios trabalhadores.

Pequenas dificuldades na visão podem também ser responsáveis por cefaléia, dor de cabeça, cansaço, perda de concentração e diminuição no rendimento do trabalho, criando um ônus adicional com exames dispendioso em busca do agente etiológico, bem como faltas ao trabalho para consultas médicas.

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O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) é o laudo emitido pelo médico do trabalho por ocasião da consulta clínica admissional, periódica, de mudança de função, de retorno ao trabalho ou demissional. O resultado dos exames podem ser: Apto para a função, Apto para a função com restrições, Inapto temporariamente ou Inapto para a função.

O ASO relaciona:

  • Os riscos ocupacionais específicos existentes ou a ausência deles, na atividade do trabalhador, conforme instruções técnicas expedidas pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho – SSST;
  • A indicação dos procedimentos médicos a que foi submetido o trabalhador, incluindo os exames complementares e a data em que foram realizados;
  • A definição de apto ou inapto para a função específica que o trabalhador vai exercer, exerce ou exerceu.

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A necessidade da realização de exames laboratoriais é identificada pelo médico do trabalho responsável pelo PCMSO. A SEG SUL tem parcerias com os principais Laboratórios Clínicos da região para a realização dos mais diversos exames complementares, tais como:

  • Hemograma
  • Toxicológico
  • Dosagem especiais de metabólitos
  • Glicemia
  • Eletrocardiograma (ECG)
  • Eletroencefalograma (EEG)
  • Radiografias

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